s

Inventário Cultural Jeca Tatu - Análise Coletiva

Por Ramon Zago

26/12/16

O Inventário Cultural Jeca Tatu um grande esforço de reunir todas as informações produzidas, organizadas e publicadas pelo Ponto de Cultura Jeca Tatu para coletiva e colaborativamente realizar a análise do material e a produção de sentidos. O evento promoverá vivências de todas as formas de fruição da cultura “caipira suburbana” presentes nas manifestações do Jeca Tatu em Suzano. Do alimento à música, as estórias, o riso, as fotos, os filmes, os depoimentos, os problemas, as soluções, as ruas, os lugares... Um universo inteiro de símbolos e significados, um Território Cultural. 

Ao longo dos três anos de convênio com a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura, o CEPPS – Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais e Qualidade de Vida promoveu um ciclo de pesquisa e gestão cultural que chega ao ponto de pactuar a continuidade, agora sem recursos públicos, e apropriação dos conteúdos  produzidos pelo Jeca Tatu de Suzano. O Ponto de Cultura promoveu o resgate de documentos, imagens e vídeos das comunidades locais com o intuito de registrar e organizar esses materiais, durante as Expedições Locais e Regionais. Esta linha de ação é uma forma de registro metodologicamente sistematizada das informações sobre as manifestações culturais no município de Suzano que tem como eixo estruturante a participação dos maiores interessados: os próprios produtores e portadores da cultura.

Tendo em vista a vocação do CEPPS para produção e circulação de conhecimentos, a Análise Coletiva é o ponto alto de um processo amplo de investigação e engajamento socioambiental. O resultado do inventário será um dossiê sobre o Jeca Tatu de Suzano, que será publicado e distribuído para as escolas e bibliotecas. Para tanto, serão realizados três eventos de mostra e reflexão a partir do legado do Ponto de Cultura Jeca Tatu.

PROGRAMAÇÃO

Inscrições: Encaminhe um texto respondendo a pergunta (Onde está o Jeca Tatu?) para o e-mail jecatatu@cepps.org.br.

Evento 1: Aproximação do tema “Onde está o Jeca Tatu?”

Data: 6 de Maio de 2013

Hora: 13h00 ás 17h00

Vagas: 30 pessoas

Pauta: Exposição Territórios Jeca Tatu (curador: Ramon Zago); Apresentação musical “Paraná da Viola” (músico: José Vegjeno); Troca de receitas e alimentação colaborativa (chefe: Patricia Gaturamo); Exibição do documentário “Ipelândia Doc” (diretor e produtor: Fabio Ranzani de Paiva); Debate sobre as informações apresentadas (facilitador: Ramon Zago).

Evento 2: Território Cultural Jeca Tatu

Data: 20 de Maio de 2013

Hora: 13h00 ás 17h00

Vagas: 30 pessoas

Pauta:  Exposição Territórios Jeca Tatu (curador: Ramon Zago); Intervenção teatral “Philaderpho” (ator e diretor: Julio Lima); Troca de receitas e alimentação colaborativa (chefe: Patricia Gaturamo); Acolhimento/arquivamento/mostra de imagens dos participantes; Debate sobre as informações apresentadas (facilitador: Ramon Zago).

Seja o primeiro a comentar!

Nome:


Comentário:


Rua General Francisco Glicério, 995 - sala 43 - Centro - Suzano - SP